Agricultura digital: entenda o que é agricultura digital e como você pode implementá-la em sua realidade

O termo agricultura digital vem se tornando cada vez mais recorrente nas propriedades rurais brasileiras. Como em toda a sociedade, a tecnologia chegou forte no campo trazendo inúmeros benefícios.

Mas o que significa de fato e por que isso é importante? Quais são essas vantagens? Como implantá-la? O futuro da agricultura passa por esse conceito, e isso tem a ver diretamente com produtividade, desempenho e sustentabilidade. Quer saber mais? Confira tudo sobre o assunto!

O que é agricultura digital?

A agricultura digital pode ser definida como o uso intensivo de diversas técnicas tecnológicas aplicadas na agricultura, atuando principalmente na gestão administrativa. O termo propõe uma integração do uso de ferramentas que já estão no mercado com a adição de novas técnicas. A disponibilidade cada vez maior de tecnologias digitais é a base para estas novas tecnologias.

A agricultura digital reúne tecnologias para otimizar as atividades do campo por meio de conectividade, sensoriamento remoto, entre outras ferramentas relativas à tecnologia da informação. Todos esses instrumentos de TI empregados na propriedade rural colaboram na coleta e análise de dados sobre o clima, o solo, a lavoura e os equipamentos. Munido dessas informações, o sistema consegue entender as variabilidades que ocorrem dentro da fazenda e, assim, propor as melhores soluções, como pulverização, adubação em taxas variáveis e planejamento mais preciso na aplicação de defensivos.

Isso vai ao encontro dos desafios impostos pelo aumento da demanda de alimentos. Com a agricultura digital, o agricultor lança mão de diversas tecnologias que o auxiliam tanto no operacional quanto nas decisões estratégias do negócio.

Quais são as vantagens?

Adotar  agricultura digital na propriedade gera diversas vantagens para toda a operação. Algumas das principais são:

  • Aumento da produtividade: algumas ferramentas digitais podem orientar o produtor no melhor aproveitamento de diversas questões, como o solo e os insumos. Desta forma, produzindo mais, com menos recursos e maior qualidade, a produtividade da propriedade aumenta consideravelmente.
  • Redução de custos: com a ajuda da tecnologia, o produtor é capaz de medir e analisar precisamente onde ele está desperdiçando dinheiro, pois a agricultura digital, consegue mensurar os processos e auxiliar nas decisões estratégias capazes de reduzir o desperdício.
  • Mais eficiência: com os equipamentos conectados, o produtor pode medir qual é a eficiência operacional de cada processo e desta forma, realizar modificações que possam melhorar ainda mais seus resultados. Perder tempo em algumas ações pode resultar em uma relevante perda de operação e consequentemente lucros. Sem um sistema informatizado, o produtor simplesmente pode não saber o que está reduzindo o seu rendimento e persistir no erro até perder muito dinheiro e tempo.


Que desafios são encontrados na implementação?

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso superar alguns desafios para implantar a agricultura digital na propriedade. Um deles é a conectividade, já que algumas das principais ferramentas da agricultura digital necessitam de uma conexão com a internet, recurso este, que muitas vezes é escasso nas propriedades rurais.

Como forma de vencer essa barreira, algumas empresas conseguem conectar as máquinas por meio de um sinal de rádio emitido a partir de um escritório central na fazenda. Esse local recebe a conexão com a internet e a transmite via rádio para locais mais distantes da propriedade.

Por conta dessa deficiência das operadoras de telefonia móvel e do poder público, este processo de implantação acaba muitas vezes resultando em um investimento que custa relativamente caro na adoção de tecnologias no campo. Isso limita o potencial produtivo de pequenos e médios proprietários.

Além disso, existe um empecilho cultural em relação à aplicação de tecnologias digitais no campo. Muitos produtores ainda preferem seguir técnicas mais tradicionais ao invés de abraçar as novas tendências. É importante haver disposição para aprender sobre o sistema e entender os seus benefícios e aplicações.

No app da YouAgro você tem acesso a este e outros conteúdos exclusivos! Baixe agora e faça parte da maior rede sociais do agro!
➡ Baixe agora no Google Play:
http://bit.ly/YouAgroGooglePlay
➡ Baixe agora na AppStore:
http://bit.ly/YouAgroAppStore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *