Agricultura familiar: conheça tudo sobre a área

A agricultura familiar é um dos ramos que mais cresceu no Brasil nas últimas décadas. E a tendência é que essa evolução continue crescendo nos próximos anos, de acordo com estudos realizados pelo  Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA).

Mas afinal, o que é agricultura familiar? Como ela funciona? Qual a importância para o país? Neste post, conheça tudo sobre agricultura familiar e porque ela é essencial para a sociedade! Confira:

O que caracteriza a agricultura familiar?

Agricultura familiar é uma vertente da agricultura desenvolvida por grupos de famílias em pequenas propriedades, por isso do nome. Todo o processo agrícola realizado, serve para consumo próprio do grupo, além de ser a principal fonte de renda. No Brasil, a agricultura familiar representa o ganho de quase 85% das propriedades rurais do país. Mais da metade desse percentual está concentrado no nordeste, que é responsável por cerca de 1/3 da produção total.

Com mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares em território nacional, a agricultura familiar responde hoje por 38% do Produto Interno Bruto Agropecuário do País, o equivalente a um montante de 54 bilhões de reais – é o que aponta o Embrapa.

Qual é a importância da agricultura familiar?

Segundo estudos recentes, cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são frutos dos esforços incansáveis de quem atua com agricultura familiar. Vale ressaltar que ao longo do processo, são aplicadas técnicas de cultivo e extrativismo que abrangem práticas tradicionais. Além disso, as famílias vivem da venda de produtos que plantam, portanto, a agricultura é uma importante fonte de renda familiar, a qual surge do trabalho em equipe realizado no campo.

Outro aspecto primordial da agricultura familiar é que ela colabora para a geração de renda e emprego no campo, com mais de 14 milhões de trabalhadores rurais, o que corresponde a 74% da mão de obra empregada no campo, e é a principal fonte de alimentos do país segundo dados divulgados pelo governo federal. A agricultura familiar é fundamental melhorando o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola, resultando consequentemente, em uma maior qualidade dos produtos fornecidos, principalmente em relação aos outros convencionais.

Quando surgiu a agricultura familiar?

A emergência do agricultor familiar como personagem político é recente na história brasileira. Nas duas últimas décadas, vem ocorrendo um processo complexo de construção da categoria “agricultura familiar” enquanto modelo de agricultura e identidade política de grupos de agricultores.

A literatura sobre a agricultura familiar aponta que, desde meados da década de 1990, vem ocorrendo um processo de reconhecimento e de criação de instituições de apoio a este modelo de agricultura.

Como funciona a agricultura familiar?

A agricultura familiar é aquela que efetua tarefas no meio rural, tem setor de até 4 módulos fiscais, renda vinculada ao próprio estabelecimento, trabalho da própria da família e gerenciamento do estabelecimento ou empreendimento por parentes. Também participam desta classificação: pescadores, silvicultores, extrativistas, aquicultores, quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária.

Antigamente, esse estilo de sistema agrícola era limitado apenas para sustentar os familiares ligados ao negócio. Porém, nos dias atuais, essa prática se expandiu tanto que aquece o mercado de todo o mundo com elevação a cada ano. Para a ciência, quando o agricultor colhe os frutos de sua plantação, ele também tira parte dos recursos que a planta tinha à sua disposição para crescer. A reposição desses insumos é fundamental para que o ciclo de produção seja continuado e, caso ela não aconteça, ocorre a exaustão desses nutrientes, tornando a terra estéril e prejudicando a agricultura familiar.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Baixe agora mesmo o nosso App e faça parte da maior rede social do agronegócio!

↪ Baixe agora no Google Play: http://bit.ly/YouAgroGooglePlay

↪ Baixe agora na AppStore: http://bit.ly/YouAgroAppStore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *